quinta-feira, 28 de abril de 2011

O valor de um Adeus

O que significa a palavra “adeus”?  No dicionário, podemos ver que é um advérbio. Fica com Deus. Deus vá contigo. Despedida. Fim.
É exatamente isso. O fim de algo. Porque uma palavra tão pequena soa tão forte aos nossos ouvidos? Porque um adeus significa que você não terá mais aquilo que você chamava de seu.
Ao ouvi-lo, temos a sensação de algo se quebrando dentro de nós, como um cristal que já era frágil, e ao mínimo toque errado, se estilhaça em mil pedaços. E depois para reconstruí-lo, não é uma tarefa das mais fáceis, pois os cacos podem ser colados, mas as cicatrizes nunca desaparecerão.
Mas o adeus só é difícil quando não o queremos dizê-lo. Quando feito, ás vezes se torna irreversível e você se pergunta, se voltasse atrás teria feito a mesma coisa?
É tão difícil assim vê-lo partir? Sim, eu sei que é. Assim como eu também sei que é quase insuportável vê-lo sorrir e saber que você não é mais o motivo daquele sorriso.
Ver o seu cabelo despenteado e não poder mais enrolá-los em seus dedos. Olhar no fundo dos seus olhos e não ter  mais o direito de dizer eu te amo.
Então, ao menos que a certeza seja completa, não o diga, pois o valor de quem está ausente pode se tornar insuportável.
Um adeus pode significar o fim do mundo de alguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário